Seguidores

globo

Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Lição 4 - A Queda


“Devido a Minha Transgressão, Meus Olhos Estão Abertos”

Elder Bruce R. McConkie, antigo membro dos Doze, ensinou-nos que a SALVAÇÃO está apoiada em três pilares: Criação, Queda e Expiação. Já estudamos a Criação. Mas a Queda veio por Adão e Eva: e por causa deles temos a oportunidade de virmos e vivermos nesta Terra. Precisávamos do corpo físico e das experiências terrenas para o nosso progresso eterno. Então, Deus não colocou um casal qualquer para serem os nossos primeiros pais. Eles tinham sido pré-ordenados para fazerem o que fizeram - enfatizo que foram "pré-ordenados", o que indica que as suas escolhas foram conscientes e que eles alcançaram a graça divina pela sua própria luta pessoal e usando os méritos de Jesus Cristo. Relembro aqui os ensinos do Presidente Ezra Taft Benson: "O plano de redenção deve começar pelo relato da queda de Adão. Nas palavras de Moroni: 'Por Adão veio a queda do homem. E por causa da queda do homem veio Jesus Cristo, ... e por causa de Jesus Cristo veio a redenção do homem' (Mórmon 9:12). Exatamente como o homem não pensa em alimento até sentir fome, também não deseja a salvação de Cristo até saber porque necessita de Cristo. Ninguém sabe adequada e apropriadamente por que necessita de Cristo até compreender e aceitar a doutrina da queda e seus efeitos sobre a humanidade". [A Liahona, julho de 1987, pg. 85]
1. No Jardim do Éden, Deus ordenou a Adão e Eva: “multiplicai-vos e enchei a Terra”. (Moisés 2:28) Ele ordenou-lhes também que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. (Moisés 3:17) Se não comessem do fruto proibido, eles permaneceriam no jardim e não morreriam. Contudo, não poderiam obedecer ao mandamento de multiplicar-se. O Pai Celestial deu-lhes o livre-arbítrio para escolherem quais desses mandamentos cumpririam. • Para Adão e Eva, as consequências da Queda foram que: Adão e Eva tiveram filhos, o que nos permitiu vir a Terra e receber um corpo mortal. (Moisés 5:11; 6:48; 2 Néfi 2:23, 25) E para nós: A . Passamos pela morte física, ou seja, a separação do corpo físico e do espírito. (Moisés 4:25; 6:48; 2 Néfi 9:6). B. Passamos pela morte espiritual, ou seja, somos afastados da presença de Deus. (Moisés 4:29; 6:49; 2 Néfi 9:6). C. Participamos de miséria e desgraça. (Moisés 6:48; Gênesis 3:16–17) D. Estamos sujeitos ao pecado. (Moisés 6:49, 55; 2 Néfi 2:22–23) E. A Terra foi amaldiçoada, o que resultou na necessidade de trabalharmos. (Moisés 4:23–25; Gênesis 3:17–19) F. Aprendemos a reconhecer o bem e o mal. (Moisés 4:28; 6:55–56; 2 Néfi 2:23; Gênesis 3:22) G. Podemos ter alegria na mortalidade. (Moisés 5:10; 2 Néfi 2:23, 25) H. É possível ter a alegria da redenção. (Moisés 5:11)I. Podemos ganhar a vida eterna. (Moisés 5:11). As revelações atuais esclarecem que mesmo antes da Criação, o Pai Celestial pretendia que nossa vida na Terra fosse um período de teste e provação a fim de tornarmo-nos semelhantes a Ele. (Abraão 3:24–26) Para isso, era necessário que fôssemos mortais, que aprendêssemos a escolher o bem ou o mal, o que só se tornou possível mediante a Queda.
2. A Queda de Adão e Eva trouxe ao mundo a morte física e espiritual. A morte física é a separação do corpo e do espírito que ocorre ao fim da vida mortal. A morte espiritual é o afastamento da presença de Deus, que ocorreu quando Adão e Eva foram expulsos do jardim. Não podemos sobrepujar a morte por nós mesmos. Por essa razão, o Pai Celestial enviou Seu Filho Unigênito para redimir-nos da morte, por meio do sacrifício expiatório. (Alma 22:14)• Quando os profetas ensinam sobre a Queda de Adão e Eva, normalmente ensinam a respeito da Expiação de Jesus Cristo. A Queda tornou necessária a Expiação no plano de Deus para nossa salvação. O Presidente Ezra Taft Benson disse: “O plano de redenção deve começar pelo relato da queda de Adão. Nas palavras de Morôni: ‘Por Adão veio a queda do homem. E por causa da queda do homem veio Jesus Cristo, (…) e por causa de Jesus Cristo veio a redenção do homem’. (Mórmon 9:12) Exatamente como o homem não pensa em alimento até sentir fome, também não deseja a salvação de Cristo até saber por que necessita de Cristo. Ninguém sabe adequada e apropriadamente por que necessita de Cristo até compreender e aceitar a doutrina da queda e seus efeitos sobre toda a humanidade”.
E como somos salvos da morte física? I Coríntios 15:20–Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 22Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Então a reposta é esta: Ressuscitaremos devido à Expiação de Jesus Cristo. • Como somos salvos da morte espiritual? (Ver Moisés 5:14–15 -14 E o Senhor Deus chamou os homens pelo Espírito Santo em todos os lugares e ordenou-lhes que se arrependessem; 15 E todos os que cressem no Filho e se arrependessem de seus pecados seriam salvos; e todos os que não cressem e não se arrependessem seriam condenados; e as palavras saíram da boca de Deus em um firme decreto; portanto têm de ser cumpridas. . Pela Expiação, podemo-nos tornar limpos e dignos de habitar com Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, do arrependimento, batismo, dom do Espírito Santo e da obediência aos mandamentos.) 3. • Adão e Eva depois de serem expulsos do Jardim do Éden, começam sua vida como mortais têm filhos, ensinam-lhes o evangelho, adoram e obedecem a Deus. O Senhor deu mandamentos a Adão,... (Ver Moisés 5:5 E ele deu-lhes mandamentos de que adorassem ao Senhor seu Deus e oferecessem as primícias de seus rebanhos como oferta ao Senhor. E Adão foi obediente aos mandamentos do Senhor. ) Mas, Adão oferecia sacrifícios, mesmo não sabendo a razão para fazê-lo... (Moisés 5:6 E após muitos dias, um anjo do Senhor apareceu a Adão, dizendo: Por que ofereces sacrifícios ao Senhor? E Adão respondeu-lhe: Eu não sei, exceto que o Senhor me mandou. ) o propósito dos sacrifícios que Adão oferecia eram à semelhança do sacrifício que o Pai Celestial faria de Seu Filho Unigênito. ( Moisés 5:7–9) Para Adão e sua posteridade, esses sacrifícios eram uma lembrança de que todos os mortais seriam redimidos da Queda por intermédio da Expiação de Jesus Cristo. Em nome de Jesus Cristo, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário