Seguidores

globo

Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lição 3 - A Criação

Quando se explica para uma criança perguntas tais como: De onde vêm os bebês? Como voam os aviões? Porque venta? Tentamos fazer o nosso melhor. Explicamos com nossas palavras, e de acordo com a idade dela e sua compreensão mental. O mesmo tem ocorrido em relação a Deus e os homens. As explicações de Deus nos ajudam a entender o processo da criação dentro de nossa capacidade de entendimento. O quanto entenderíamos se Ele nos desse explicações mais profundas ou mais detalhadas?   Por certo é algo que temos de deixar para a decisão Dele. Ele não nos trata como "nada". Ele nos trata como seus filhos, que é o que somos:  A Primeira Presidência declarou: "Todos os homens e mulheres são à semelhança do Pai e da Mãe universais e são literalmente filhos e filhas da Deidade  Ainda aprendemos que:  "O homem, como espírito, foi gerado e nascido de pais celestiais e criado até a maturidade nas mansões eternas do Pai, antes de vir à Terra para receber um corpo físico". [citado na pág. 9 do Livro Princípios do Evangelho, publicação 2009]

A maravilha da criação divina não é um espetáculo isolado. É composto de todos os detalhes que existem na natureza, mundos sem fim!
 1.  • Moisés 2:1.  E aconteceu que o Senhor falou a Moisés, dizendo: Eis que eu te revelo o que concerne a este céu e a esta Terra; escreve as palavras que eu digo. Eu sou o Princípio e o Fim, o Deus Todo Poderoso; por meio de meu Unigênito eu  criei estas coisas; sim, no princípio criei o céu e a Terra sobre a qual estás.
Moisés 1:27–39-27 E aconteceu que, enquanto a voz ainda falava, Moisés olhou e viu a Terra; sim, toda ela; e não houve uma partícula dela que ele não visse, discernindo-a pelo Espírito de Deus. 28 E também viu seus habitantes; e não houve uma só alma que não tivesse visto; e discerniu-as pelo Espírito de Deus; e grande era seu número, sim, eram incontáveis como as areias da praia. 29 E ele viu muitas terras; e cada uma se chamava  Terra e havia habitantes em sua superfície.  30 E aconteceu que Moisés clamou a Deus, dizendo: Dize-me, rogo-te, por que essas coisas são assim e por meio de que as fizeste?  31 E eis que a glória de Deus estava sobre Moisés, de modo que Moisés permaneceu na presença de Deus e conversou com ele face a face. E o Senhor Deus disse a Moisés: Fiz essas coisas para meu próprio intento. Aqui há sabedoria e em mim permanece. 32 E pela  palavra de meu poder criei-as, a qual é meu Filho Unigênito que é cheio de  graça e verdade. 33 E mundos incontáveis criei; e também os  criei para meu próprio intento; e criei-os por meio do Filho, o qual é meu Unigênito 34 E ao  primeiro homem de todos os homens chamei Adão, isto é, muitos. 35 Mas far-te-ei um relato apenas sobre esta Terra e seus habitantes. Pois eis que há muitos mundos que pela palavra de meu poder passaram. E há muitos que agora permanecem e são inumeráveis para o homem; mas todas as coisas são enumeráveis para mim, pois são minhas e eu conheço-as. 36 E aconteceu que Moisés falou ao Senhor, dizendo: Sê misericordioso para com teu servo, ó Deus, e dize-me o que concerne a esta Terra e a seus habitantes e também aos céus; e então teu servo ficará satisfeito.  37 E o Senhor Deus falou a Moisés, dizendo: Os céus, eles são muitos e são inumeráveis para o homem; mas são enumeráveis para mim, pois são meus. 38 E como uma terra com seu céu passará, assim outra surgirá; e não há fim para minhas obras nem para minhas palavras. 39 Pois eis que esta é minha obra e minha glória: Levar a efeito a imortalidade e  vida eterna do homem.
2. O propósito da Criação foi prover um lugar onde os filhos espirituais do Pai Celestial pudessem ganhar um corpo físico, ser provados e, assim, demonstrar que obedeceriam a Deus quando não estivessem em Sua presença. Aqueles que forem fiéis terão a vida eterna. A vida terrena nos prepara para a vida eterna, pois recebemos um corpo físico, aprendemos a usar o livre-arbítrio, adquirimos conhecimento, constituímos família, recebemos ordenanças e fazemos convênios
O Profeta Joseph Smith afirmou: “(…) a palavra criar provém do termo [hebraico] “baurau”, que não significa criar do nada; quer dizer organizar; (…) como se o homem organizasse materiais e construísse um navio. Dali deduzimos que Deus dispunha de matéria em estado de caos para organizar o mundo — (…) matéria caótica (…)”.•
É importante vermos que o relato da Criação “presta testemunho” de Deus (Ver Moisés 6:63   E eis que todas as coisas têm sua semelhança e todas as coisas são criadas e feitas para prestar testemunho de mim, tanto as coisas materiais como as coisas que são espirituais; coisas que estão acima nos céus e coisas que estão na Terra e coisas que estão dentro da terra e coisas que estão embaixo da terra, tanto acima como abaixo: todas as coisas prestam testemunho de mim. 
3. E quanto a nós,  fomos criados com qual semelhança? (Ver Moisés 2:27   E eu,  deus, criei o homem a minha própria imagem, na imagem de meu Unigênito criei-o; homem e mulher criei-os.
• Mas o Senhor tinha algo em mente quando ordenou que dominássemos Suas criações na Terra, o que seria? (Ver Moisés 2:26   E eu, Deus, disse ao meu Unigênito, que estava comigo desde o princípio: Façamos o homem a nossa  imagem, segundo nossa semelhança; e assim foi. E eu, Deus, disse: Que eles tenham  domínio sobre os peixes do mar e sobre as aves do ar e sobre o gado e sobre toda a terra e sobre toda coisa rastejante que rasteja sobre a Terra.    Porque ele disse isso?.  Porque é nosso dever preservar a Terra e cuidar das criações de Deus.
Não se sabe quanto tempo foi necessário para a Criação. O termo dia no relato da criação contido nas escrituras não representa um período de 24 horas. a palavra hebraica yom pode ser traduzida como "dia" ou "período".
O apostolo Pedro disse que "um dia para o senhor é como mil anos" II Pedro 3:8 " não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário