Seguidores

globo

Total de visualizações de página

sábado, 14 de abril de 2012

Liçao 14 "Da Escola Dominical Sud"“Com um Sábio Propósito”









Livros de :Enos, Jarom, Ômni, Palavras de Mórmon


As escrituras foram preparadas e preservadas para guiar-nos e orientar-nos.As  pessoas que mantiveram os registros que vieram a tornar-se o Livro de Mórmon trabalharam com afinco para preservar a palavra do Senhor e as experiências de seu povo no aprendizado da obediência a Seus mandamentos. Eles reconheciam a importância de registrar essas informações para as gerações futuras. Devido a sua diligência na manutenção dos registros e à mão do Senhor que protegeu e preservou os registros, podemos aprender com os sucessos e fracassos espirituais dos que nos antecederam.Os quatro livros estudados na lição de hoje (Enos, Jarom, Ômni e Palavras de Mórmon) foram escritos por oito homens que, assim como Néfi, entendiam a importância de se manter os  registros sagrados. 1 • Em Enos 1:conta quem lhe ensinou sobre o evangelho. 1 EIS que aconteceu que eu, Enos, sabia que meu pai era um varão justo pois instruiu-me em seu idioma e também nos dpreceitos e na admoestação do Senhor e bendito seja o nome de meu Deus por isso E quem era o pai de Enos.está em Jacó 7:27.) O Presidente Gordon B. Hinckley aconselhou os pais a serem um exemplo de dignidade para os filhos, assim como o pai de Enos foi para ele: “Tratem seus filhos como filhos e filhas de Deus. Sejam afáveis. Amem seus filhos. Respeitem-nos. Conversem com eles. Dêem-lhes ensinamentos. Orem por eles. Guiem-nos e Deus abençoará tanto a eles como a vocês • Os ensinamentos de Jacó foram  incentivos a Enos (Ver Enos 1:2–4  2 E relatar-vos-ei a luta que travei perante Deus antes de receber a remissão de meus pecados.  3 Eis que saí para caçar animais nas florestas; e as palavras que frequentemente ouvira de meu pai sobre a vida eterna e a alegria dos santos penetraram-me profundamente o coração.  4 E minha alma ficou faminta; e ajoelhei-me ante o meu Criador e clamei-lhe, em fervorosa oração e súplica, por minha própria alma; e clamei o dia inteiro; sim, e depois de ter anoitecido, continuei a elevar minha voz até que ela chegou aos céus.fica claro que ele está pedindo perdão de seus pecados Mas como Enos soube que seus pecados haviam sido perdoados? (Enos 1:5–6. 5 E ouvi uma voz, dizendo: Enos, perdoados são os teus pecados e tu serás abençoado.  6 E eu, Enos, sabia que Deus não podia mentir; portanto minha culpa foi apagada.O que permitiu que Enos recebesse o perdão de seus pecados? (Ver Enos 1:7–8 7 E eu disse: Senhor, como isso aconteceu?  8 E ele respondeu-me: Por causa da tua  em Cristo, a quem nunca ouviste nem viste antes. E muitos anos hão de passar antes que ele se manifeste na carne; portanto vai, tua fé te salvou.O Presidente Harold B. Lee afirmou: “Se vocês chegaram ao ponto em que  fizeram tudo a seu alcance para arrependerem-se de seus pecados (…) e fizeram mudanças e a restituição da melhor forma que podiam (…), então vão desejar aquela confirmação do Senhor, mostrando que aceitou seu arrependimento. Nessa busca, se vocês procurarem e alcançarem paz de consciência, por meio dela saberão que seu arrependimento foi aceito pelo Senhor”. No v. 13-14 Enos mostra preocupação qto a preservação dos registros 13 E então, eis que isto era o que eu desejava dele que se acaso o meu povo, o povo nefita, caísse em transgressão e de algum modo fosse destruído e os lamanitas não fossem destruídos, que o Senhor Deus preservasse um registro de meu povo, os nefitas; mesmo que fosse pelo poder de seu santo braço, que ele pudesse ser revelado aos lamanitas em alguma época futura, para que talvez fossem conduzidos à salvação  14 Pois até agora nossos esforços para levá-los de volta à verdadeira fé têm sido vãos. E juraram em sua ira que, se fosse possível, destruiriam nossos registros juntamente conosco; e também todas as tradições de nossos pais.• Enos descreveu os nefitas de seu tempo como um povo “obstinado” que só era impelido à ação por meio de “grandes dissabores” e “grande franqueza no falar”. Ou seja não cedia passando a mão na cabeça deles não (Enos 1:22–23) Que semelhanças vocês vêem entre os nefitas da época de Enos e algumas pessoas de hoje? ( que não cede.Teimoso, cabeçudo,)2. Jarom• Ele fala de seu propósito em escrever nos registros descreve seu povo os nefitas E como eles conseguiram prosperar na terra e vencer os lamanitas E que papel os profetas, sacerdotes e mestres desempenharam no sucesso dos nefitas Fala tbm sobre como os líderes nefitas persuadiram o povo a “esperar pelo Messias e crer em sua vinda, como se ele já tivesse vindo  (Ver Jarom 1:1–2–4-5; 7–12  1 AGORA eis que eu, Jarom, escrevo algumas palavras segundo o mandamento de meu pai, Enos, para que nossa genealogia seja conservada.  2 E como estas placas são pequenas e estas coisas são escritas com o fim de beneficiar nossos irmãos, os lamanitas, necessário é, portanto, que eu escreva um pouco; não escreverei, porém, a respeito de minhas profecias nem de minhas revelações. Pois o que mais poderia eu escrever, além do que meus pais escreveram? Não revelaram eles o plano de salvação? Eu digo-vos que sim; e isto me basta. 4 E há muitos de nós que recebem muitas revelações, porque nem todos são obstinados. E todos os que não são obstinados e têm fé comungam com o Santo Espírito, que se manifesta aos filhos dos homens de acordo com sua fé.  5 E então, eis que duzentos anos se haviam passado e o povo de Néfi tornara-se forte na terra. Esforçavam-se por guardar a lei de Moisés e santificar o sábado do Senhor. E não eram profanos nem blasfemavam. E as leis da terra eram extremamente severas.  7 E aconteceu que eles vieram muitas vezes contra nós, os nefitas, para combater-nos. Nossos reis e nossos chefes, porém, eram homens poderosos na fé do Senhor; e ensinavam ao povo os caminhos do Senhor; portanto resistimos aos lamanitas e varremo-los de nossas terras; e começamos a fortificar nossas cidades ou quaisquer que fossem os lugares de nossa herança.  9 E estando assim preparados para enfrentar os lamanitas, eles não prevaleceram contra nós. Confirmou-se, porém, a palavra do Senhor, dita aos nossos pais: Se guardardes meus mandamentos, prosperareis na terra.  10 E aconteceu que os profetas do Senhor advertiram o povo de Néfi, conforme a palavra de Deus, de que, se não guardassem os mandamentos, mas caíssem em transgressão, seriam eliminados da face da terra.  11 Portanto os profetas e os sacerdotes e os mestres trabalharam com afã, exortando pacientemente o povo à diligência; ensinando a lei de Moisés e o motivo pelo qual foi dada; persuadindo o povo a esperar pelo Messias e a crer na sua vinda, como se ele já tivesse vindo. E desta maneira ensinaram o povo.  12 E aconteceu que, procedendo assim, evitaram que fossem eliminados da face da terra; porque lhes tocaram o coração com a palavra, exortando-os continuamente ao arrependimento Como podemos seguir esse conselho em nossa preparação para a Segunda Vinda do Salvador? .(ver 11) Como se ele já estivesse vindo 3. Ômni, Amaron, Quêmis, Abinadon e Amaléqui mantêm os registros. O livro de Ômni cobre um período de aproximadamente 200 anos e foi escrito por cinco pessoas; contudo, têm apenas 30 versículos.• Embora os autores do livro de Ômni tenham escrito pouco, cada um deles obedeceu ao mandamento de manter e preservar as placas. Já a segunda metade do livro de Ômni, escrita por Amaléqui, demonstra a importância de se preservar os registros mostrando o que aconteceu com um povo que não preservara seus registros.• Amaléqui registrou a história de Mosias e seus seguidores, que receberam o mandamento do Senhor de sair da terra de Néfi. Mosias e seus seguidores foram conduzidos através do deserto, até descerem à terra que é chamada terra de Zaraenla.(Ver Ômni 1:13.) Lá eles encontraram um  um povo que era chamado povo de Zaraenla.(Ver Ômni 1:14 o povo de Zaraenla saíra de Jerusalém na época em que Zedequias, rei de Judá, fora levado cativo para a Babilônia.  (Ver Ômni 1:15–16) Segundo Amaléqui (relembrando que ele é que está explicando estas coisas), ele diz das conseqüências que os mulequitas sofreram por não terem trazido seus registros quando saíram de Jerusalém (Ver Ômni 1:17. Sua língua se degenerara e eles haviam perdido o conhecimento de Jesus Cristo e Seus ensinamentos Ao interpretar a pedra com gravações guardada pelos mulequitas, Mosias tomou conhecimento de outra civilização, a dos jareditas, que havia vivido na terra. (Ômni 1:20–22) Os jareditas vieram para o hemisfério ocidental na época da Torre de Babel. Coriântumr, o último sobrevivente da nação jaredita, vivera com os mulequitas durante certo período. “os registros dos jareditas estão condensados no livro de Éter e serão estudados em lições futuras”. • O que podemos aprender sobre Amaléqui em Ômni 1:25 25 E aconteceu que comecei a envelhecer; e não tendo descendentes e sabendo ser o rei Benjamim um homem justo diante do Senhor, entregar-lhe-ei portanto estas placas, exortando todos os homens a virem a Deus, o Santo de Israel, e a acreditarem em profecias e em revelações e no ministério de anjos; e no dom de línguas e no dom de interpretação de línguas e em todas as coisas que são boas; pois nada há, que seja bom, que não venha do Senhor; e o que é mau vem do diabo.. ele transfere as placas ao rei Benjamim .4.. de 1Néfi a Ômni, o Livro de Mórmon contém um relato cronológico retilíneo. As Palavras de Mórmon, contudo, foram escritas cerca de 500 anos depois de Amaléqui ter terminado o livro de Ômni. Depois de resumir as placas maiores de Néfi, Mórmon encontrou as placas menores de Néfi e inseriu-as em seu registro. (Palavras de Mórmon 1:3–5.) Os primeiros seis livros do Livro de Mórmon, de 1Néfi até Ômni, são uma tradução dessas placas menores. No livro chamado Palavras de Mórmon, Mórmon explica por que incluiu as placas menores. Esse livro serve de transição entre os registros das placas menores e os das placas maiores. • Quais foram as impressões de Mórmon a respeito das placas menores? (Ver Palavras de Mórmon 1:4, 6.  4 E as coisas que estão nestas placas me são aagradáveis, por causa das profecias sobre a vinda de Cristo; e meus pais sabem que muitas delas se cumpriram; sim, e eu também sei que todas as coisas que foram profetizadas sobre nós, até este dia, se cumpriram; e que todas as que vão além deste dia certamente se cumprirão  5 Escolhi, portanto, aestas coisas para terminar meu registro sobre elas e este restante de meu registro tirarei das bplacas de Néfi; e não posso escrever nem a ccentésima parte das coisas de meu povo.  6 Mas eis que tomarei estas placas que contêm estas profecias e revelações e pô-las-ei com o restante de meu registro, porque me são preciosas; e sei que serão preciosas para meus irmãos.  Por que ele decidiu incluir as placas menores em seu registro? (Ver Palavras de Mórmon 1:7 E faço isto com um asábio propósito; pois assim me é sussurrado, segundo o Espírito do Senhor que está em mim. E agora, eu não sei todas as coisas, mas o Senhor bsabe todas as coisas que hão de acontecer; portanto ele atua em mim, para que eu faça segundo a sua vontade..) Bem as placas menores de Néfi cobriam aproximadamente o mesmo período (de 600 a.C. a 200 d.C.) que os primeiros registros dasplacas maiores. Aparentemente, Mórmon não precisaria incluir ambas em seu resumo. Contudo, o Senhor sabia que, séculos depois, a tradução dos primeiros registros das placas maiores se perderia, quando Martin Harris levasse 116 páginas dos manuscritos do Livro de Mórmon para mostrar para seus familiares e amigos. Depois da perda dessas 116 páginas da tradução, o Senhor instruiu Joseph Smith a não retraduzir os mesmos registros. (D&C 10:8–14) Esses registros não se encontram no Livro de Mórmon de hoje. No entanto, o mesmo período está no relato contido nas placas menores. • Segundo Mórmon, o propósito de todo o registro sagrado que ele estava resumindo (Ver Palavras de Mórmon 1: 2 E entrego estes registros nas mãos de meu filho, amuitos séculos depois da vinda de Cristo; e suponho que ele testemunhará a destruição total de meu povo. Queira Deus, porém, que ele sobreviva, para que possa escrever algo concernente a eles e algo concernente a Cristo, para que algum dia talvez lhes seja de bproveito.; 8 E minha aoração a Deus é referente a meus irmãos, para que voltem a ter conhecimento de Deus, sim, da redenção de Cristo; para que tornem a ser um povo bagradável. Conclusão Lembre aos alunos que os profetas que escreveram o Livro de Mórmon mantiveram e preservaram os registros de seu povo para que as gerações futuras conhecessem os procedimentos do Senhor para com ele. Incentive os alunos a estudar o Livro de Mórmon para que possam ser guiados e orientados pela palavra do Senhor nele contida.
Em nome de Jesus Cristo amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário