Seguidores

globo

Total de visualizações de página

sábado, 7 de abril de 2012

LIÇÃO 13 livro de Mórmon A Alegoria das Oliveiras





Jacó 5–7
1. Jacó 5.Neste capítulo Jacó cita uma alegoria de Zenos, um profeta hebreu mencionado várias vezes no Livro de Mórmon. Alegoria é um recurso literário no qual um objeto ou acontecimento é usado para descrever ou representar outro. A alegoria de Zenos utiliza a oliveira para resumir a história de Israel e predizer seu destino. A alegoria começa quando o dono de uma vinha viu que sua oliveira boa estava começando a definhar  representando então a apostasia ou como queiram o afastamento de Deus. (Jacó 5:3–4  3 Pois eis que assim diz o Senhor: Comparar-te-ei, ó casa de Israel, a uma boa oliveira que um homem cultivou em sua vinha; e ela cresceu e envelheceu e começou a definhar.   4 E aconteceu que o dono da vinha viu que a sua oliveira começava a definhar; e ele disse: Podá-la-ei e cavarei ao seu redor e cuidarei dela, para que talvez brotem novos e tenros ramos e ela não morra.   (Ver Jacó 5:6 7 8 11 12–13  5 E aconteceu que a podou e cavou ao seu redor e cuidou dela, de acordo com sua palavra.   6 E aconteceu que, passados muitos dias, começaram a brotar ramos pequenos, novos e tenros; mas eis que sua copa começou a morrer.   7 E aconteceu que o dono da vinha viu isto e disse a seu servo: Sentiria perder esta árvore; portanto arranca os ramos de uma oliveira brava e traze-mos aqui; e arrancaremos os ramos principais, que estão começando a secar, e lançá-los-emos no fogo para que sejam queimados.   8 E eis que, diz o Senhor da vinha, tirarei muitos destes ramos novos e tenros e enxertá-los-ei onde me agradar; e mesmo que a raiz desta árvore morra, poderei conservar o seu fruto para mim; portanto tomarei estes ramos novos e tenros e enxertá-los-ei onde me agradar.    11 E o Senhor da vinha fez com que se cavasse ao redor dela e que fosse podada e cuidada, dizendo a seu servo: Sentiria perder esta árvore; portanto fiz isto para ver se posso conservar as suas raízes, a fim de que não morram e eu as conserve para mim.   12 Portanto vai; vigia a árvore e cuida dela, segundo minhas palavras.      O dono da vinha pediu ao servo que enxertasse alguns ramos bravos  tbm.  (Ver Jacó 5:11, 18.   Enxerto é um processo no qual parte de uma planta é introduzida em outra planta para que se torne parte permanente do primeiro vegetal e nele se desenvolva. . Explique-lhes que enxerto é um processo no qual parte de uma planta é introduzida em outra planta para que se torne parte permanente do primeiro vegetal e nele se desenvolva. • O que este enxerto representa nesta alegoria? (O ingresso dos gentios na casa de Israel e como acontece isso? por meio do batismo• O que representa a inserção de ramos bons em diferentes partes da vinha? (Ver 1 Néfi 10:12–13.) Que grupos especificamente esses ramos bons podem representar? (Ver 1 Néfi 2:19–20; 22:3–4.) • O dono da vinha trabalhou repetidas vezes com seu servo para podar sua árvore, cavar em sua volta e cuidar dela. O que revela o envolvimento de Jesus Cristo na vida de Seu povo. • Quando o dono da vinha visitou-a pela segunda vez, o que descobriu acerca dos ramos bravos que haviam sido enxertados na árvore boa? (Ver Jacó 5:16–18 16 E aconteceu que o Senhor da vinha e também o servo desceram à vinha para trabalhar. E aconteceu que o servo disse a seu amo: Olha aqui; vê a árvore.   17 E aconteceu que o Senhor da vinha olhou e viu a árvore na qual haviam sido enxertados os ramos da oliveira brava; e ela havia brotado e começara a dar frutos. E ele viu que eram bons; e seus frutos eram semelhantes aos frutos naturais.   18 E ele disse ao servo: Eis que os ramos da árvore brava absorveram a umidade da sua raiz, de modo que a sua raiz produziu muita força; e por causa da grande força da raiz, os ramos bravos produziram frutos bons. Ora, se não tivéssemos enxertado estes ramos, a árvore teria morrido. E agora, eis que conservarei muitos frutos dos que a árvore produziu; e guardarei os seus frutos para mim, para a estação..) A produção de bons frutos representa Os recém-conversos que  podem trazer mais vida e força para a Igreja.  Se bem nutridos e bem  aproveitados  é claro. • O dono da vinha notou ao visitar os ramos naturais (bons) que plantara em vários lugares da vinha algo descrito assim em Jacó 5:20–23 e 25  20 E aconteceu que foram ao lugar onde o amo havia escondido os ramos naturais da árvore e ele disse ao servo: Vê estes; e ele viu que o  primeiro dera muitos frutos e viu também que eram bons. E disse ao servo: Tira os frutos e guarda-os para a estação, a fim de que eu os preserve para mim; pois eis que, disse ele, eu tenho cuidado dela todo este tempo e ela produziu muitos frutos.   21 E aconteceu que o servo disse a seu amo: Como vieste plantar aqui esta árvore ou este ramo da árvore? Pois eis que este era o pedaço mais improdutivo de toda a terra de tua vinha.   22 E o Senhor da vinha disse-lhe: Não me dês conselhos. Eu sabia que era um pedaço de terra improdutivo; por isso disse-te que tratei da árvore todo este tempo; e vês que produziu muitos frutos.   23 E aconteceu que o Senhor da vinha disse a seu servo: Olha aqui; vê que também plantei outro ramo da árvore; e tu sabes que este pedaço de terra era mais improdutivo que o primeiro. Mas olha a árvore. Tratei dela todo este tempo e ela produziu muitos frutos; ajunta-os, portanto, e guarda-os para a estação, a fim de que eu os preserve para mim. 25 E disse ao servo: Olha aqui e vê o último. Eis que este eu plantei num pedaço de terra fértil; e cuidei dele durante todo este tempo e somente uma parte da árvore produziu frutos bons; e a outra parte da árvore produziu frutos bravos; eis que eu tratei desta árvore como das outras. (Interressante que os ramos plantados em terreno pobre produziram bons frutos, enquanto que os plantados em terreno fértil produziram frutos tanto bons como ruins.) Como essas situações teriam aplicação para nós hoje em dia? • Quando o dono visitou a vinha pela terceira vez, o que havia acontecido com todos os frutos? (Ver Jacó 5:29–32  29 E aconteceu que se passou muito tempo e o Senhor da vinha disse a seu servo: Vem, desçamos à vinha para tornarmos a trabalhar na vinha. Pois eis que o tempo se aproxima e o fim logo virá; portanto devo guardar frutos para mim, para a estação.   30 E aconteceu que o Senhor da vinha e o servo desceram à vinha; e foram até a árvore da qual haviam tirado os ramos naturais e onde haviam enxertado os ramos bravos; e eis que toda espécie de frutos sobrecarregavam a árvore.   31 E aconteceu que o Senhor da vinha provou dos frutos, cada tipo segundo seu número. E o Senhor da vinha disse: Eis que durante todo este tempo cuidamos desta árvore e guardei para mim muitos frutos, para a estação.   32 Mas eis que, desta vez, produziu muitos frutos e nenhum deles é bom. E eis que há toda espécie de frutos maus; e de nada me servem, apesar de todo o nosso trabalho; e agora sentiria perder esta árvore. O que simbolizam os muitos tipos de frutos maus? (A apostasia universal.) O que causou a apostasia? (Ver Jacó 5:37  37 Mas eis que os ramos bravos cresceram e superaram as raízes da árvore; e por haverem os ramos bravos sobrepujado as raízes, ela produziu muitos frutos maus; e porque produziu muitos frutos maus, vês que começou a morrer; e logo estará madura, podendo ser lançada no fogo, a menos que façamos algo para preservá-la a “altura” da vinha poderia simbolizar nossa própria altivez ou orgulho que nos  impedem de produzir bons frutos • É importante observar os sentimentos do Senhor por Seu povo levando em consideração a reação do dono da vinha diante de sua vinha, que se corrompera.  Jacó 5:41,46, 47   41 E aconteceu que o Senhor da vinha chorou e disse ao servo: Que mais poderia ter eu feito pela minha vinha?    46 E agora eis que, apesar de todo o cuidado que tivemos com a minha vinha, as suas árvores corromperam-se, de modo que não produzem bons frutos; e estas eu tinha esperança de conservar, a fim de guardar seus frutos para mim, para a estação. Mas eis que elas se tornaram como a oliveira brava e não servem para coisa alguma, a não ser para serem cortadas e lançadas no fogo; e sinto perdê-las.   47 O que mais, porém, poderia eu ter feito na minha vinha? Por acaso deixou minha mão de cuidar dela? Não, eu cuidei dela e cavei ao seu redor e podei-a e adubei-a; e estendi a mão quase todo o dia e o bfim se aproxima. E sinto cortar todas as árvores de minha vinha e lançá-las no fogo, para que sejam queimadas. Quem é que corrompeu a minha vinha?  Nos vimos no a resposta desta questão 37 Mas eis que os ramos bravos cresceram e superaram as raízes da árvore; e por haverem os ramos bravos sobrepujado as raízes, ela produziu muitos frutos maus; e porque produziu muitos frutos maus, vês que começou a morrer; e logo estará madura, podendo ser lançada no fogo, a menos que façamos algo para preservá-la a “altura” da vinha poderia simbolizar nossa própria altivez ou orgulho que nos  impedem de produzir bons frutos Á partir de Jacó 5:61 até o 70 fala da ajuda de outros servos nesta vinha  61 Vai, pois, e chama servos, para que trabalhemos diligentemente, com todo o afinco, na vinha, a fim de prepararmos o meio pelo qual eu volte a obter o fruto natural, fruto natural que é bom e mais precioso do que qualquer outro fruto.  62 Portanto vamos trabalhar esta última vez, com todo o afinco, pois eis que se aproxima o fim; e será esta a última vez que podarei minha vinha. 70 E aconteceu que o Senhor da vinha enviou seu servo; e o servo fez como lhe ordenara o Senhor e trouxe outros servos; e eram poucos.   Embora fossem poucos, os resultados de seus esforços nos vemos em Jacó 5:72–75  72 E aconteceu que os servos foram e trabalharam com todo o afinco; e o Senhor da vinha também trabalhou com eles; e obedeceram aos mandamentos do Senhor da vinha em todas as coisas. 73 E a vinha voltou a produzir o fruto natural; e os ramos naturais começaram a crescer e a desenvolver-se muito; e os ramos bravos começaram a ser arrancados e lançados fora; e conservaram igualdade de força entre a raiz e a copa das árvores. 74 E assim trabalharam com toda a diligência, segundo os mandamentos do Senhor da vinha, até os maus serem lançados para fora da vinha e o Senhor ter preservado para si as árvores que se haviam tornado novamente fruto natural; e tornaram-se como aum corpo e os frutos eram iguais; e o Senhor da vinha conservara para si o fruto natural, que lhe fora muito precioso desde o começo.  75 E aconteceu que quando o Senhor da vinha viu que seu fruto era bom e que sua vinha não estava mais corrompida, chamou seus servos e disse-lhes: Eis que pela última vez cuidamos de minha vinha e vedes que procedi de acordo com a minha vontade; e conservei o fruto natural, que é bom, assim como o era no princípio. E benditos sois vós; pois por terdes sido diligentes ao trabalhar comigo na minha vinha e por terdes guardado os meus mandamentos e tornado a trazer-me o fruto natural, de modo que não está mais corrompida a minha vinha e o mau foi lançado fora, eis que vos regozijareis comigo por causa do fruto de minha vinha. 2. Jacó exorta seus ouvintes a arrependerem-se e seguirem a Cristo. Jacó 6 Jacó profetizou depois de contar a alegoria de Zenos em Jacó 6:1  1 E agora eis que, meus irmãos, como vos disse que profetizaria, eis que esta é a minha profecia—que as coisas que este profeta Zenos disse referentes à casa de Israel, comparando-a a uma oliveira boa, seguramente acontecerão..) em Jacó 6:2 E o dia em que o Senhor tornar a estender a mão pela segunda vez para recuperar seu povo, será o dia, sim, a última vez em que os servos do Senhor irão, com o seu poder,cuidar de sua vinha e podá-la; e, depois disso, logo virá o fim. (Sendo uma clara alusão aos últimos dias.) leia Jacó 6:4–5  4 E quão misericordioso é nosso Deus para conosco, porque se lembra da casa de Israel, tanto das raízes como dos ramos; e estende-lhes as mãos o dia inteiro; e eles são um povo obstinado e contestador; mas todos os que não endurecerem o coração serão salvos no reino de Deus. 5 Portanto, meus amados irmãos, eu vos suplico, com palavras solenes, que vos arrependais e que vos apegueis a Deus de todo o coração, como ele se apega a vós. E enquanto seu braço de misericórdia estiver estendido para vós, à luz do dia, não endureçais o coração  (Ver Jacó 6:3–13.  3 E quão abençoados são os que trabalharam diligentemente na sua vinha! E quão amaldiçoados os que forem lançados fora, para o seu próprio lugar! E o mundo será queimado com fogo 6 Sim, hoje, se quiserdes ouvir sua voz, não endureçais o coração; pois por que desejais morrer? 7 Pois eis que após haverdes sido nutridos pela boa palavra de Deus o dia inteiro, produzireis maus frutos para serdes cortados e lançados no fogo?  8 Eis que rejeitareis estas palavras? Rejeitareis as palavras dos profetas? E rejeitareis todas as palavras que foram ditas sobre Cristo, depois de tantos haverem falado sobre ele? E negareis a boa palavra de Cristo e o poder de Deus e o dom do Espírito Santo? E sufocareis o Santo Espírito e desdenhareis o grande plano de redenção que foi preparado para vós?   9 Não sabeis que, se fizerdes estas coisas, o poder da redenção e da ressurreição, que está em Cristo, vos levará, com vergonha e terrível culpa, ao tribunal de Deus?   10 E segundo o poder da justiça, pois a justiça não pode ser negada, tereis que ir para o lago de fogo e enxofre, cujas chamas são inextinguíveis e cuja fumaça ascende para todo o sempre; e o lago de fogo e enxofre é tormento sem fim.11 Ó, meus amados irmãos, arrependei-vos e entrai pela porta estreita; e continuai no caminho apertado até obterdes a vida eterna.12 Oh! Sede sábios! Que mais poderei dizer? 13 Por fim, despeço-me de vós até encontrar-me convosco diante do agradável tribunal de Deus, tribunal que causa aos iníquos terrível espanto e medo. Amém.  Conclusão O Presidente Joseph Fielding Smith afirmou: “Os santos dos últimos dias estão indo hoje para todas as partes do mundo como servos da vinha para colher esses frutos e guardá-los para a época da vinda do Mestre”. Devemos participar desta grande ceifa. Como fomos nutridos pelo Senhor, temos a obrigação de ajudar as outras pessoas a receber o mesmo cuidado. Em nome de Jesus Cristo amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário