Seguidores

globo

Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de março de 2012

LIÇÃO 9 “Minha Alma Deleita-se nas Palavras de Isaías” 2 Néfi 11–25





                                 AULA 9

“Minha Alma Deleita-se
nas Palavras de Isaías” 2 Néfi 11–25
Ao lermos sobre  as profecias de Isaías é importante compreender como elas se aplicam a sua vida. Isaías por ser um vidente, tevea  visão de acontecimentos como a Guerra nos Céus, a destruição de Jerusalém depois da morte do Salvador, a batalha de Armagedom e o reino do Salvador no Milênio. Muitos dos escritos de Isaías parecem de difícil compreensão, pois dizem respeito a uma vasta gama de acontecimentos passados e futuros descritos em linguagem simbólica. Entretanto, poderemos entendê-los se fizermos um esforço consistente e sério para lê-los e estudá-los. Esta lição trata de alguns dos escritos mais significativos de Isaías.  1. Néfi testifica dos escritos de Isaías e fornece-nos meios para entendê-los. 2 Néfi 11; 25:1–7  Néfi considerou as palavras de Isaías importantes para seu  registro e ele diz assim: 2 Néfi 11:2.4.6, 2 E agora eu, Néfi, escrevo mais das palavras de Isaías, porque minha alma se  deleita em suas palavras. Pois aplicarei suas palavras a meu povo e envia‐las‐ei a todos os meus filhos, pois ele verdadeiramente viu meu Redentor assim como eu o vi. 4 Eis que minha alma se regozija em confirmar a meu povo a veracidade da vinda de Cristo; pois para este fim foi dada a lei de Moisés; e todas as coisas que foram dadas por Deus aos homens, desde o começo do mundo, são símbolos dele. 6 E minha alma deleita‐se em comprovar a meu povo que, sem a vinda de Cristo, todos os homens pereceriam. Muitas das profecias de Isaías são relativas a eventos dos  últimos dias. Ao presenciarmos o cumprimento dessas profecias e dele participarmos, podemos compreender melhor os ensinamentos de Isaías e aplicá-los em nossa vida.  As profecias de Isaías são escritas em um estilo que os judeus estavam acostumados a ler e ouvir. Podemos compreender melhor os escritos de Isaías se nos lembrarmos de que ele usava metáforas e simbolismo que o povo judeu daquela época conhecia. Por exemplo, em 2 Néfi 12:1–3, Isaías utiliza a palavra “monte” para simbolizar um lugar espiritual alto, um local para revelação e proximidade com o Senhor, como o templo. 2. Isaías vê o templo dos últimos dias e a coligação de Israel. 2 Néfi 12: 2 E acontecerá nos últimos dias, quando o monte da casa do Senhor for estabelecido no cume dos montes e se exalçar acima dos outeiros e concorrerem a ele todas as nações. 3 E irão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó; e ele nos ensinará os seus caminhos e andaremos em suas veredas; porque de Sião sairá a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor. Por que vocês acham que Isaías descreveu o templo como o “monte do Senhor”? Lembrem-se da forma simbólica que Isaias falava. (Porque os profetas antigos iam muito às montanhas para entrar em comunhão com o Senhor e receber revelação Dele.) E a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi estabelecida nos cumes das montanhas e que estão sendo construídos vários templos onde as pessoas podem ir e aprender sobre o Senhor.• Isaías descreve os templos como um local de “refúgio” do calor e das  tempestades. (2 Néfi 14:6) 6 E haverá um tabernáculo por sombra contra o calor do dia e por refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva. E Isaías ainda exorta a casa de Jacó a “[andar] na luz do Senhor” em vez de “todos [se desviarem], cada um para seus caminhos iníquos”. (2 Néfi 12:5) 5 Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor; sim, vinde, pois vós todos vos  desviastes, cada um para seus caminhos iníquos. Em 2 Néfi 12:7–12  ele nos fala sobre estes caminhos iniquos alguns especificamente mencionados que cometemos comumente e que nos fazem não andar segundo Isaias , na luz do Senhor. 7 Sua terra também está cheia de prata e ouro, não têm fim os seus tesouros; também está cheia a sua terra de cavalos e os seus carros não têm fim. 8 Também está cheia a sua terra de ídolos; adoram a obra de suas mãos, aquilo que fabricaram os seus dedos.9 E o malvado não se inclina e o grande não se humilha; portanto não o perdoes.10 Ó iníquos, entrai na rocha e escondei-vos no pó, porque o temor do Senhor e a glória de sua majestade vos ferirão. 11 E acontecerá que os olhares altivos dos homens serão humilhados e a altivez dos varões será abatida; e só o Senhor será exaltado naquele dia. 12 Pois o dia do Senhor dos Exércitos logo
virá a todas as nações; sim, a todas; sim, ao soberbo e altivo e a todo o que se exalta; e ele será humilhado. E digo novamente que são pecados amplamente praticados hoje em dia  e que nos impedem de  “[andar] na luz do Senhor, infelizmente. 3. Isaías profetiza que o Senhor erguerá um estandarte e coligará Israel. 2 Néfi 15:26–29; 21:12. • Isaías profetizou que o Senhor “arvorará um estandarte ante as nações Estandarte é uma bandeira ou pavilhão;Para nós este estandarte é o evangelho restaurado.  O que Isaías disse que aconteceria quando esse estandarte fosse erguido? (Ver 2 Néfi 15:26–29.) 26 E ele arvorará um estandarte ante as nações longínquas e assobiar‐lhes‐á desde os confins da Terra; e eis que virão apressadamente; não haverá entre eles cansados nem claudicantes.27 Ninguém toscanejará nem dormirá; não se lhe desatará o cinto de seus lombos nem se lhe quebrará a correia de seus sapatos.28 As suas flechas serão agudas e todos os seus arcos retesados; e os cascos dos seus cavalos serão contados como pederneira e suas rodas como um redemoinho. O seu rugido será como o do leão.29 Rugirão como filhos de leão; sim, rugirão e arrebatarão a presa e leva‐la‐ão em segurança; e não haverá quem a livre.  E a profecia de que as nações se “ajuntarão” está cumprindo-se através do trabalho missionário  em todo o mundo vamos ler de novo?
4. Isaías e Néfi testificam do poder de redenção de Jesus Cristo. 2 Néfi 16 contém o relato de Néfi de uma visão que ele teve do Senhor. Isaías descreve o ambiente da visãoda seguinte maneira. (Ver 2 Néfi 16:1–4.) 1 No ano em que morreu o rei Uzias eu vi também o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda de seu manto enchia o templo.2 Os serafins estavam acima do trono;cada um tinha seis asas; com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.3 E clamavam uns aos outros, dizendo:Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a Terra está cheia da sua glória.4 E os umbrais da porta moveram‐se com a voz daquele que clamava e a casa encheu se de fumaça. E  Isaías como se sentiu na presença do Senhor? (Ver 2 Néfi 16:5.) 5 Então disse eu: Ai de mim, pois estou perdido! Porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; pois os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.  • O que simbolizava o anjo tocando os lábios de Isaías com brasa viva? (Ver 2 Néfi 16:6–7. 6 Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva que tirara do altar com uma tenaz; 7 E com ela tocou‐me a boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada e purgado o teu pecado.  Os pecados de Isaías foram perdoados.  Qual foi a reação de Isaías quando ouviu a voz do Senhor? (Ver 2 Néfi 16:8 8 E também ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis‐me aqui, envia‐me a mim. Em 2 Néfi 22:1–6. contêm a descrição de Isaías de como as pessoas adorarão o Senhor durante o Milênio. 1 E dirás naquele dia: Ó Senhor, eu te louvarei; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira retirou‐se e tu me consolaste.2 Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei; porque o Senhor Jeová é a minha força e o meu cântico; tornou‐se também a minha salvação.3 Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação. 4 E direis naquele dia: Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, dizei quão excelso é o seu nome. 5 Cantai ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; isto é conhecido em toda a Terra  Em 2 Néfi 25:19–30  comprova o testemunho que Néfi possuía do Salvador E ele usa termos como: “[trabalhar] diligentemente (…) a fim de persuadir nossos filhos (…) a acreditarem em Cristo”? Néfi ensina que “é pela graça que somos salvos, depois de tudo o que pudermos fazer”. “ E agora, eis que vos digo que o caminho reto é acreditar em Cristo e não o negar; e Cristo é o Santo de Israel; deveis, portanto, inclinar‐vos diante dele e adora‐lo com todo o vosso poder, mente e força e com toda a vossa alma; e se assim o fizerdes, de modo algum sereis rejeitados. 2 Néfi 25:29”.
Em nome de Jesus Cristo amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário