Seguidores

globo

Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2012

“LIÇÃO 12 do livro de Mórmon Buscai o Reino de Deus” Jacó 1–4






1. Jacó magnifica o chamado que recebeu do Senhor. Jacó era filho de Leí e Saria e nascera no deserto. Ele viu o Salvador em sua juventude A ele foi conferida a responsabilidade pelas placas menores e pela sucessão de Néfi no ministério.• Ao entregar as placas menores a Jacó, Néfi também instruiu Jacó a fazer  registros nessas placas. (Ver Jacó 1:1–4  1 POIS eis que aconteceu que cinqüenta e cinco anos se passaram desde a época em que Leí deixara Jerusalém; e Néfi deu a mim, Jacó, um mandamento concernente às placas menores, nas quais estão gravadas estas coisas.  2 E ele ordenou a mim, Jacó, que escrevesse nestas placas algumas das coisas que eu considerasse muito preciosas; que eu não tratasse, a não ser ligeiramente, da história deste povo, que é chamado povo de Néfi.   3 Porque ele disse que a história de seu povo deveria ser gravada nas suas outras placas e que eu deveria guardar estas placas e transmiti-las a meus descendentes, de geração em geração.  4 E se houvesse prédicas sagradas ou grandes revelações ou profecias, deveria eu gravar seus pontos principais nestas placas e escrever sobre elas tanto quanto fosse possível, por amor a Cristo e para o bem de nosso povo. .) A importância de se fazer estes registros era preservar  informações que foram reveladas aos nefitas (Ver Jacó 1:5–8   5 Pois em virtude de nossa fé e grande ansiedade, verdadeiramente nos haviam sido reveladas as coisas que aconteceriam a nosso povo.   6 E tivemos também muitas revelações e o espírito de muita profecia; sabíamos, portanto, de Cristo e de seu reino que haveria de vir.  7 Portanto trabalhamos diligentemente entre os de nosso povo, a fim de persuadi-los a virem a Cristo e participarem da bondade de Deus, para entrarem em seu descanso, a fim de que, de nenhum modo, ele jurasse em sua ira que não entrariam, como na provocação, nos dias de tentação, enquanto os filhos de Israel estavam no deserto  8 Portanto prouvera a Deus que pudéssemos persuadir todos os homens a não se rebelarem contra Deus, a não o provocarem à ira, mas que todos os homens acreditassem em Cristo e considerassem sua morte e carregassem sua cruz e suportassem a vergonha do mundo; portanto eu, Jacó, tomo a meu cargo cumprir o mandamento de meu irmão Néfi.  • Jacó escreveu que seu povo “amava Néfi profundamente” (Jacó 1:10  O povo amava Néfi profundamente, por ter sido seu grande protetor, ter empunhado a espada de Labão em sua defesa e trabalhado todos os seus dias por seu bem-estar  • O que Jacó quis dizer quando afirmou que, antes de ensinar seu povo, “[tinha] primeiramente recebido essa missão do Senhor”? (Jacó 1:17–18) 17 Portanto eu, Jacó, disse-lhes estas palavras enquanto os ensinava no templo, tendo primeiramente recebido essa missão do Senhor.  18 Porque eu, Jacó, e meu irmão José havíamos do consagrados sacerdotes e mestres deste povo pela mão de Néfi.Recebemos nossa missão do Senhor sendo chamados e designados e devemos magnificar nossos chamados para que se cumpra o que diz em D&C 58:26–28. 26 Pois eis que não é conveniente que em todas as coisas eu mande; pois o que é compelido em todas as coisas é servo indolente e não sábio; portanto não recebe recompensa.  27 Em verdade eu digo: Os homens devem ocupar-se zelosamente numa boa causa e fazer muitas coisas de sua livre e espontânea vontade e realizar muita retidão. 28 Pois neles está o poder e nisso são seus próprios árbitros. E se os homens fizerem o bem, de modo algum perderão sua recompensa.) 2. Jacó faz advertências contra o amor às riquezas, o orgulho e a falta de castidade. Jacó 2–3. • Ao começar a ensinar o povo de Néfi, Jacó disse que se sentia “curvado sob o peso de um desejo e ansiedade muito maiores” do que já sentira antes. (Jacó 2:3   E vós mesmos sabeis que, até aqui, eu tenho sido diligente no exercício de meu chamado; hoje, porém, sinto-me curvado sob o peso de um desejo e ansiedade muito maiores pelo bem-estar de vossa alma do que senti até agora. Mas... (Ver Jacó 2:5–9  5 Ouvi-me, porém, e sabei que, com o auxílio do onipotente Criador dos céus e da Terra, posso falar-vos a respeito de vossos apensamentos, de como estais começando a cometer pecado, pecado esse que me parece muito abominável, sim, e abominável a Deus.  6 Sim, entristece-me a alma e faz-me encolher de vergonha ante meu Criador ter que vos testemunhar sobre a maldade de vosso coração.  7 E também me entristece ter que usar uma linguagem tão forte a vosso respeito perante vossas mulheres e vossos filhos, quando muitos têm sentimentos sumamente ternos e castos e delicados perante Deus, o que é agradável a Deus;   8 E suponho que eles tenham vindo aqui para ouvir a agradável apalavra de Deus, sim, a palavra que cura a alma ferida.  9 Portanto, pesa-me a alma por ser compelido, por causa do estrito mandamento que recebi de Deus, a admoestar-vos segundo vossos crimes, a aumentar as feridas dos que já estão feridos, em vez de consolá-los e curar-lhes as feridas; e os que não foram feridos, em vez de se banquetearem com a palavra agradável de Deus, têm a alma traspassada e a delicada mente ferida por punhais • A busca de riquezas materiais se tornou uma pedra de tropeço para os nefitas nos dias de Jacó. (Ver Jacó 2: 13 E a mão da providência favoreceu-vos mui agradavelmente, de modo que obtivestes muitas riquezas; e porque alguns de vós obtivestes mais abundantemente do que vossos irmãos, enchestes o coração de orgulho e andais com dura cerviz e cabeça levantada devido aos vossos custosos trajes; e perseguis vossos irmãos, porque supondes que sois melhores do que eles. O Presidente Spencer W. Kimball ensinou: “A posse de riquezas não se constitui necessariamente em pecado. Porém, ele pode surgir na aquisição e uso da fortuna. (…) ‘Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.’ (I Timóteo 6:10–11) A história do Livro de Mórmon revela eloquentemente os efeitos corrosivos da paixão pelas riquezas. (…) Se tivessem usado as riquezas que adquiriram para propósitos bons e nobres, poderiam ter desfrutado uma prosperidade contínua. Entretanto, não se mostraram capazes de ser por um longo período ao mesmo tempo ricos e justos”. • Depois de advertir as pessoas do orgulho e do amor às riquezas, Jacó chamou-as ao arrependimento devido a seu comportamento imoral. Como sempre acontece com o ser humano os nefitas justificavam seu comportamento imoral  usando Davi e Salomão como referencia (Ver Jacó 2:23–24.   23 Mas a palavra de Deus me oprime por causa de vossos crimes maiores. Pois eis que assim diz o Senhor: Este povo começa a tornar-se iníquo; eles não entendem as escrituras, pois procuram desculpar-se por cometer libertinagens, por causa das coisas que foram escritas com referência a Davi e seu filho Salomão.  24 Eis que Davi e Salomão realmente tiveram muitas esposas e concubinas, o que foi abominável diante de mim, diz o Senhor Mas escutem as orientações em Jacó 2:27–29    27 Portanto, meus irmãos, ouvi-me e atentai para a palavra do Senhor: Pois nenhum homem dentre vós terá mais que uma esposa; e não terá concubina alguma.  28 Porque eu, o Senhor Deus, deleito-me na castidade das mulheres. E as libertinagens são para mim abominação; assim diz o Senhor dos Exércitos.  29 Portanto este povo guardará os meus mandamentos, diz o Senhor dos Exércitos, ou a terra será amaldiçoada por sua causa.A imoralidade sexual  afeta a família e os amigos do pecador e a sociedade como um todo. (Ver Jacó; :10. Portanto vos lembrareis de vossos filhos, de como lhes afligistes o coração por causa do exemplo que lhes haveis dado; e lembrai-vos também de que podeis, pela vossa imundície, levar vossos filhos à destruição; e seus pecados serão amontoados sobre a vossa cabeça no último dia.(vocês lembram do discurso que dizia:”sapatinho pequeno acompanha o grande...” )  Jacó aconselha  a quem já sofreu devido à imoralidade de outras pessoas em Jacó 3:1–2.  Mas eis que eu, Jacó, desejo falar a vós, que sois puros de coração. Confiai em Deus com a mente firme e orai a ele com grande fé; e ele consolar-vos-á nas aflições e defenderá vossa causa e enviará justiça sobre os que procuram a vossa destruição.   2 Ó todos vós, que sois puros de coração, levantai a cabeça e recebei a agradável palavra de Deus e banqueteai-vos com seu amor; porque podereis fazê-lo para sempre, se vossa mente for afirme.  3. Jacó testifica da expiação de Jesus Cristo.• Depois de chamar seu povo ao arrependimento, Jacó terminou seu discurso testificando da esperança do perdão por meio da expiação. As escrituras e os profetas nos ajudam a adquirir um testemunho da expiação em Jacó 4:4–6     4 Porque para este fim escrevemos estas coisas: para que tenham conhecimento de que sabíamos de Cristo e tínhamos esperança em sua glória muitos séculos antes de sua vinda; e não somente nós tínhamos esperança em sua glória, mas também todos os santos profetas que viveram antes de nós.  5 Eis que eles acreditavam em Cristo e adoravam o Pai em seu nome; e também nós adoramos o Pai em seu nome. E com este propósito guardamos a lei de Moisés, que a ele guia nossa alma; e isso nos é atribuído como retidão, assim como a Abraão no deserto, a obediência às ordens de Deus de oferecer seu filho Isaque, o que é à semelhança de Deus e seu Filho Unigênito.  6 Portanto estudamos os profetas e temos muitas revelações e o espírito de profecia; e com todos estes testemunhos obtemos uma esperança e nossa fé torna-se inabalável, de sorte que podemos .) Ele continua a  escrever Jacó 4:10–12      10 Portanto, irmãos, não tenteis dar conselhos ao Senhor, mas, sim, recebei conselhos de sua mão. Pois eis que vós mesmos sabeis que ele aconselha com sabedoria e justiça e grande misericórdia em todas as suas obras.  11 Portanto, amados irmãos, reconciliai-vos com ele pela  expiação de Cristo, seu Filho Unigênito; e podereis obter a ressurreição, de acordo com o poder da ressurreição que está em Cristo, e serdes apresentados como as primícias de Cristo a Deus, tendo fé e havendo obtido esperança de glória nele, antes que se manifeste na carne.  12 E agora, amados, não vos admireis de que eu vos diga estas coisas; por que não  falar, pois, da expiação de Cristo e conseguir um perfeito conhecimento dele, assim como um conhecimento da ressurreição e do mundo futuro?) • Para concluir VAMOS ler Mosias 3:17 17 E digo-vos ainda mais, que nenhum outro nome se dará, nenhum outro caminho ou meio pelo qual a salvação seja concedida aos filhos dos homens, a não ser em nome e pelo nome de Cristo, o Senhor Onipotente.Conclusão Os  ensinamentos de Jacó nos ajudam a entender a importância de magnificar nossos chamados e evitar o orgulho e a imoralidade. Ao ressaltar a importância da expiação no fim de seu discurso,Jacó ensinou que precisamos confiar no Salvador.em nome de Jesus Cristo amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário